Painéis solares e condições climáticas: será que são resistentes?

Painéis solares e condições climáticas

Ultra resistentes, os painéis solares foram criados estrategicamente para durar muito. Projetados para captar a energia gerada pelo Sol e converter para sua residência, esse mecanismo acontece na parte externa. Em vista disso, precisa suportar os mais diversos impactos. Entretanto, falamos em Painéis solares e condições climáticas, será que eles são mesmo resistentes?

Desde aqueles recorrentes (poeira, oxidação, corrosão, fuligem da poluição urbana, folhas) até as condições climáticas mais adversas. Em meio a um clima diversificado, o Brasil coleciona uma variedade de temperaturas espalhadas em seus 27 estados. Um deles, por exemplo, é Santa Catarina, que possui clima subtropical úmido, intercalando em temperaturas agradáveis e fortes chuvas (média de 13 a 25 ° C).

Ventos fortes, tempestades, chuva de granizo e carga de neve, também fazem parte do cotidiano climático da região. Mas, a pergunta que não quer calar: será que as placas solares estão prontas realmente para resistir a todas essas intempéries da natureza? Se você não aguenta pagar caro na sua conta de luz todos os meses e está pretendendo instalar a energia solar na sua casa, entretanto, tem a seguinte dúvida: painéis solares e condições climáticas: será que são resistentes? Leia este artigo até o final e confira porque você não deve se preocupar. Acompanhe.

Chuva de Granizo

A chuva de granizo é considerada uma condição climática extrema, contudo, a qualidade dos painéis justifica sua durabilidade durante esse fenômeno da natureza. Rigorosamente testado, as empresas fabricantes utilizam bastante um teste chamado “Solar Hail Impact” ou “Solar Hail Test” cuja finalidade é validar a resistência. Funciona da seguinte forma: uma máquina artificial é posicionada perto do painel. Em diversos ângulos a máquina dispara pedras de granizo em todo o módulo. Após o teste, avaliam os resultados e o nível de resistência de cada painel testado. Os painéis solares devem resistir pedras de gelo de 25mm de diâmetro até 75mm em uma velocidade de 23m/s a 39,5m/s.

Ventos fortes

Ventos fortes e tempestades, a maioria dos módulos foram projetados para resistir bravamente até 220 km/h. Dessa forma, por mais que o barulho da ventania seja amedrontador fora da sua residência, os painéis não irão se desprender. Em 2012, vimos nos noticiários o furacão Sandy em Nova Jersey, Estados Unidos. Avaliações feitas pós-furacão, revelaram que praticamente nenhum dos painéis se desprenderam. A grande maioria estava completamente intacto, sendo assim, provando que os painéis resistem até as piores catástrofes.

Carga de neve

Em algumas cidades do Sul, no inverno, a temperatura pode cair tão drasticamente que é possível nos depararmos com chuvas geladas e neve. Mesmo nessas condições, não há razões para ficar apreensivo! Os painéis solares são fabricados para suportar até as temperaturas mais baixas, -40°C. Já a carga máxima de neve suportada é de 5400 Pa.

Em conclusão

Em conclusão, a resistência é umas das características principais dos painéis solares. Alguns testes já realizados, a tecnologia garante impactos de objetos de até 100 km/h.

Blindadas por uma camada de vidro temperado de última geração, as placas ficam plenamente seguras. Diante das variações climáticas, resistem até mesmo às chuvas de granizo e neve com total segurança.

Uma coisa você pode ter certeza: painéis solares e condições climáticas são resistentes e seu investimento está protegido! Primeiramente, vale lembrar que por mais que os painéis solares tenham uma forte estrutura, para que eles durem por décadas, é primordial que sejam de qualidade.

Além disso, é fundamental que uma empresa especializada realize a instalação. Isso certifica uma fixação adequada, evitando prejuízos financeiros e até mesmo acidentes sérios.

Na Nian você garante redução na sua conta de luz de até 95% todos os meses sem se preocupar com possíveis variações climáticas. Portanto, acesse o nosso site www.nian.com.br e solicite seu orçamento gratuito com o nosso time de especialistas! Aguardamos o seu contato! Até o próximo artigo!

Compartilhar

Mais Posts

Entre em Contato