Como funciona um sistema de energia solar?

Como funciona um sistema de energia solar?

Primeiramente, em 2022, cerca de 1,2 milhão de pontos de geração distribuída de energia solar no Brasil se consolidaram. Segundo a Absolar, esse percentual está dividido em residências (78,4%), comércios (11,8%), consumidores rurais (7,7%), indústrias (1,7%) e prédios públicos (0,3%).Os números evidenciam um forte interesse da população no sistema fotovoltaico. Com 95% de redução na conta de luz, valorização de até 30% do seu imóvel e boas práticas ambientais, os benefícios, atraem cada vez mais pessoas gerando dúvidas e perguntas. Compreender como funciona um sistema de energia solar é sinônimo de investimento certo, economia e segurança. Neste artigo, iremos esclarecer todas as suas dúvidas inerentes ao funcionamento do sistema fotovoltaico. Vamos lá!

Energia solar x eletricidade: entenda como acontece a conversão

Primeiramente, para que a energia solar chegue até a sua residência, estabelecimento ou indústria, a radiação do Sol precisa se transformar em eletricidade. Esse processo acontece através de :

1.Painéis solares instalados. Compostos por células solares e materiais semicondutores, captam a luz do Sol, gerando a energia conduzida até o inversor solar;

2.O inversor, por sua vez, converte a energia gerada pelo sistema fotovoltaico, transformando em energia elétrica. Além disso, gera informações sobre a produção de energia, monitorando a produtividade do gerador;

3. Após a conversão realizada, a energia vai diretamente para o seu quadro de luz e pronto! Dessa forma, você poderá usufruir de seus eletrodomésticos, eletrônicos, lâmpadas tranquilamente até mesmo em dias nublados e de chuva.

Armazenamento de energia e créditos: como funciona?

Seja à noite ou em dias chuvosos e nublados, o sistema fotovoltaico continua funcionando normalmente. Isso porque para suprir esses momentos, o sistema conta com baterias de armazenamento eficientes. As baterias por sua vez, armazenam o excesso de energia gerada durante o dia e utilizam quando não há luz solar. Fora isso, o armazenamento protege de cortes, permitindo que você não fique sem luz de repente. Sendo parte da energia produzida, Já os créditos de energia solar, são parte da energia produzida, porém não utilizada por você. Essa “sobra” vai direto para concessionária que reverte os créditos dados em descontos na sua fatura.

Instalação do sistema de energia solar: exige obra?

Agora que você já sabe como funciona um sistema de energia solar, é hora de entender um pouco mais sobre a instalação. Além disso, é não invasiva, simples, rápida, sem sujeira e quebradeira, a instalação do sistema solar não atrapalha em nada os seus afazeres diários. Pensamos em cada cada projeto de maneira personalizada, justamente para otimizar a implementação de forma eficaz do seu sistema fotovoltaico. Assim como os técnicos responsáveis, analisam o peso médio por metro quadrado, quantas painéis solares serão necessários, produção mensal e anual de energia, entre outras. Com um planejamento minucioso, a necessidade de obras está dispensada. A maioria das instalações são concluídas em alguns dias a algumas semanas, dependendo do tamanho do sistema.

Em conclusão

Em resumo, um sistema de energia solar funciona convertendo a luz gerada pelo Sol em eletricidade utilizável por meio de painéis solares e inversores. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais acessível. Hoje, a energia solar ocupa o segundo lugar na matriz elétrica brasileira. Portanto, é uma solução inteligente e tanto, para economizar, reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir o impacto ambiental.

Na Nian, você acompanha cada etapa do seu projeto do início ao fim. O nosso propósito é fazer com que você fique completamente satisfeito, e, para isso, não medimos esforços. Nossos especialistas não só explicam como funciona na prática o sistema solar, mas tiram toda e qualquer dúvida. Acesse www.nian.com.br e aproveite todas as vantagens do sistema fotovoltaico na sua casa ou empresa!Fale conosco!

Compartilhar

Mais Posts

Entre em Contato