Alguma vez você já deve ter se perguntado sobre o que faz a conta de luz aumentar. Isso porque a conta de luz é uma despesa fixa mensal para a maioria das famílias. No entanto, às vezes ela pode aumentar de um mês para o outro, sem que você saiba o porquê.
Neste artigo, vamos mostrar algumas das principais razões pelas quais a sua conta de luz pode estar aumentando. Além disso, daremos algumas dicas para você economizar na sua conta de luz.
Motivos que fazem a conta de luz aumentar.
As contas de energia podem aumentar por diversos motivos. O custo da energia elétrica vem aumentando nos últimos anos e, com isso, o valor da conta de luz também tende a aumentar. Além do custo da energia, outros fatores também podem influenciar o valor da conta de luz, como os custos de manutenção das usinas e inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPCA) e também pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGMP).
No Brasil, a produção de energia hidrelétrica é a principal fonte. E apesar do seu crescimento, a energia hidrelétrica é suscetível a diminuição em sua produção em períodos de estiagem (períodos sem chuva).
Quem regulariza os aumentos da conta de luz?
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, é a responsável por regular, fiscalizar, implementar políticas e diretrizes, estabelecer tarifas, dirimir as divergências e promover as atividades de outorgas de concessão do setor elétrico brasileiro.
Sendo assim, é correto afirmar que todo aumento ou tarifa estabelecida é decidido pela ANEEL e repassado as centrais elétricas. Que no caso de Santa Catarina, é a CELESC, que abrange 3,28 milhões de unidades consumidoras e a principal fonte de aumento da conta de luz são as bandeiras tarifárias.
A Aneel tem como principal objetivo manter os consumidores protegidos contra eventuais abusos cometidos pelas concessionárias de energia elétrica. No entanto, nem sempre a agência cumpre bem seu papel. Em 2012, por exemplo, a Aneel permitiu que as concessionárias aumentassem as tarifas em mais de 20%.
Em 2013, o reajuste autorizado pela agência foi de 16%, e em 2014 o reajuste médio ficou em 12%. Só em 2015, ocorreram três aumentos nas tarifas: um em janeiro (autorizado pela Aneel), outro em maio (decretado pelo Governo Federal) e mais um em setembro (novamente autorizado pela Aneel).
Com todos esses aumentos nas tarifas, fica cada vez mais difícil para o consumidor fugir do reajuste anual. Mas existem algumas formas de minimizar o impacto dos aumentos nas contas de luz.
O que são bandeiras tarifárias na conta de luz?
As bandeiras tarifárias são adicionais que podem ser cobrados na conta de luz em determinados períodos do ano. Contudo, estas bandeiras são aplicadas para refletir o custo real de operação do sistema elétrico durante os períodos de maior ou menor demanda.
As bandeiras podem ser verdes, amarelas ou vermelhas. Sendo:
- Bandeira verde: a bandeira verde indica que o custo da energia está dentro do previsto e não há adicional a ser cobrado.
- Bandeira amarela: indica que houve um aumento no custo da energia devido à maior demanda no sistema elétrico, e assim haverá um adicional de R$ 0,01 por kWh (quilowatt-hora) cobrado na conta de luz.
- Bandeira vermelha: indica que houve um aumento significativo no custo da energia devido à maior demanda no sistema elétrico, e assim haverá um adicional de R$ 0,03 por kWh (quilowatt-hora) cobrado na conta de luz.
Maneiras de minimizar os aumentos da conta de luz:
- Investir em equipamentos eletrônicos com selo Procel: os aparelhos que possuem o selo Procel são considerados os menos consumidores de energia do mercado;
- Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED: as lâmpadas incandescentes são extremamente ineficientes, pois convertem apenas 5% da energia consumida em luminosidade. Já as lâmpadas LED convertem 80% da energia consumida em luminosidade;
- Faça uma auditoria energética na sua casa: uma auditoria energética é um processo no qual um profissional especializado analisa todos os equipamentos elétricos da sua residência para identificar quais estão consumindo mais energia. Após a identificação dos aparelhos especificamente “vorazes”, é possível tomar medidas para corrigir o problema;
- Procure por fontes alternativas de energia, como, por exemplo, a energia solar, fonte de energia inesgotável, limpa e principal benefício: ECONOMIA. Com um sistema de energia solar, você pagará cerca de 95% a menos na sua fatura mensal. Mas seus benefícios não param por aí, a energia fotovoltaica também valoriza seu imóvel!
NÓS SOMOS ESPECIALISTAS NA ÁREA
Nós da Nian somos especialistas em projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos de pequeno, médio e grande porte e contamos com profissionais capacitados para atender às suas necessidades.
Somos uma empresa com expertise de mercado, visando prestar um atendimento humanizado e consultivo. Solucionando todas as dúvidas que possam surgir no meio do processo e dando segurança aos clientes.
E se você se interessou pela solução em energia solar, mas ainda tem dúvidas, entre em contato conosco através do WhatsApp clicando aqui e receba o auxílio de especialistas preparados para te ajudar!