Com mais de 1.890.095 sistemas fotovoltaicos ligados à energia elétrica, a energia solar tem alcançado proporções gigantescas. Segundo dados da Associação de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) 2022 encerrou com uma potência operacional solar de 24 gigawatts (GW) o que fez o Brasil assumir a oitava colocação no ranking internacional. Outro dado interessante dessa evolução, é o fornecido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): nove a cada dez cidades brasileiras já possuem energia solar, o que corresponde a 5.570 municípios alcançados. Em meio ao crescente interesse na sustentabilidade e economia gerada pela energia solar, o número de consumidores aumenta a cada instante. Com milhares de vantagens e benefícios, a vida útil é um dos pontos fortes desse sistema. Neste artigo, abordaremos a questão: quanto tempo dura um sistema de energia solar? Vamos explorar os fatores que afetam a vida útil dos painéis solares e como garantir o máximo desempenho ao longo dos anos. Acompanhe
Vida Útil dos Painéis Solares
Um sistema de energia solar é composto principalmente por painéis fotovoltaicos, responsáveis por converter a luz solar em eletricidade. A durabilidade média dos painéis solares varia dependendo do tipo de tecnologia utilizada, mas, em geral, eles têm uma vida útil de 25 a 30 anos. A maioria dos fabricantes oferece garantias de produção de energia por esse período.
Fatores que podem afetar a durabilidade do sistema de energia solar
Apesar do sistema solar durar em média de 25 a 30 anos, com a manutenção adequada e boas práticas de preservação, é possível alcançar até 40 anos de uso. Existem diversos fatores que podem influenciar a vida útil dos sistemas de energia solar:
1)Qualidade dos Materiais
Primeiramente, a qualidade dos materiais utilizados na fabricação dos painéis solares, impacta e muito no tempo de usabilidade do sistema fotovoltaico. Isso porque painéis feitos com materiais de alta qualidade tendem a ser mais duráveis a condições climáticas adversas, como ventos fortes, chuvas intensas e mudanças de temperatura, resistindo fortemente ao envelhecimento e desgastes.
2)Manutenção Adequada
Poeira, detritos, folhas e fezes de pássaros podem se acumular na superfície dos painéis solares, bloqueando a luz solar e reduzindo a eficiência da geração de energia. Com o tempo, esse acúmulo pode se tornar mais difícil de ser removido, formando riscos, rachaduras e outros danos mecânicos. Se não forem detectados e reparados a tempo, esses danos podem piorar e comprometer a funcionalidade dos painéis. Em geral, a manutenção preventiva deve ser realizada uma vez ano e é fundamental para evitar que os painéis, inversores e cabos se danifiquem.
3)Instalação Profissional
A instalação adequada dos painéis solares é outro fator primordial para garantir a longevidade do sistema fotovoltaico. Durante a instalação, é necessário manipular os painéis com cuidado para evitar danos físicos nas células solares ou no vidro frontal, o que poderia reduzir parcialmente a sua eficiência. Além disso, o especialista precisa calcular de forma efetiva a orientação e inclinação ideais com base na localização geográfica, ângulo do telhado e sazonalidade. O processo de perfuração e selagem também é importantíssimo e precisa ser feito corretamente, para serem evitados possíveis vazamentos de água no telhado. Por fim, as conexões elétricas também precisam ser seguras e compatíveis com os regulamentos locais para que o seu sistema solar dure por longos anos.
Como conclusão, se você tinha a dúvida: Quanto tempo dura um sistema de energia solar? agora você já sabe que suas placas podem durar até quatro décadas com todos os fatores descritos acima. Na NIAN, você tem a garantia de um serviço altamente diferenciado, placas solares com tecnologia de última geração, instalação feita pelos melhores especialistas do mercado e condições de pagamento facilitado que cabem no seu bolso. Acesse manutencao.nian.com.br e comece já a economizar até 95% na sua conta de luz por mês, durante 25, 30, 40 anos!