Usina solar: o que é?
A energia solar é uma das fontes de energia mais limpas e renováveis. A luz do sol é transformada em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas, painéis compostos por células de silício.
Dessa forma, as usinas solares são instalações que captam a radiação solar para produzir energia elétrica. Elas podem ser construídas em terra ou no mar, e podem ter diversos tamanhos – desde pequenas unidades residenciais até grandes parques industriais.
No Brasil, ainda há poucas usinas solares em funcionamento, mas o país tem um grande potencial para aproveitar essa fonte de energia. Todavia, com o crescimento da consciência ambiental e dos investimentos em tecnologias limpas, as usinas solares ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro de energia.
Neste artigo, vamos entender melhor o que é uma usina solar, como ela funciona e quais os seus principais benefícios.
USINA SOLAR OU PARQUE SOLAR
A usina solar fotovoltaica é a mais comum de todas elas, mas também existem usinas de concentração solar e parques solares. Embora esses tipos tenham diferentes formas de usar a energia solar, todos eles trazem consigo inúmeros benefícios para o meio ambiente.
Extremamente eficientes e confiáveis, usinas solares podem produzir eletricidade de forma limpa, contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa. Eles são ideais para uso residencial, comercial e industrial.
Já os parques solares são grandes áreas de terra equipadas com várias usinas solares, dando-lhes a possibilidade de produzir energia elétrica em grandes quantidades. No entanto, são ideais para uso em grandes áreas, como cidades e até mesmo países inteiros.
Eles também oferecem grande escalabilidade, tornando-os ótimos para expansão a longo prazo. A energia solar é uma importante fonte de energia limpa, renovável e abundante, e usinas solares podem ajudar a maximizar o uso desse recurso. Contudo, elas podem fornecer energia limpa, confiável e abundante para um custo competitivo, contribuindo para a proteção do meio ambiente.
COMO FUNCIONA UMA USINA SOLAR?
A usina solar fotovoltaica é constituída por painéis solares que produzem eletricidade. A energia elétrica é convertida em corrente alternada para ser transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída para o uso em residências ou estabelecimentos comerciais.
Os inversores entregam a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos em até 380 Volts, sendo necessário um transformador para elevar a tensão para 13.800 Volts, 69.000 Volts, 138.000 Volts e acima de 230.000 Volts nas linhas de transmissão das usinas fotovoltaicas instaladas isoladamente no Brasil.
A ENERGIA SOLAR COMO SOLUÇÃO
Hoje, para fugir dos problemas enfrentados com a crise hídrica, a energia solar é a melhor solução. Dessa forma, as usinas solares podem ser construídas de forma rápida e fácil, pois os painéis vêm prontos, bastando que sejam conectados uns aos outros.
Em geral, a energia gerada por usinas solares é usada para alimentar redes elétricas sobre a qual residências, empresas e outras instalações de consumidor de luz têm acesso. Todavia, também são muito mais fáceis de instalar do que usinas hidrelétrica ou parque eólico.
Além disso, muitos brasileiros estão instalando painéis solares em suas casas para se aproveitar ao máximo a luz e calor do sol. Portanto, os benefícios a longo prazo tornam a energia solar um investimento no geral extremamente vantajoso.
PRODUZA A SUA ENERGIA
Usinas solares são muito mais eficientes que usinas elétricas comuns, gerando mais energia que pode ser usada para aquecer, iluminar e até mesmo armazenar como baterias.
Por isso, se você está procurando uma solução energética vantajosa a longo prazo, fale com um de nossos especialistas e obtenha o melhor da energia solar para você, sua casa, sua empresa ou indústria.