A energia solar é uma fonte de energia renovável que utiliza a luz do sol para gerar eletricidade. No entanto, um sistema de energia solar conectado à rede elétrica não funciona durante uma queda de energia elétrica. A menos que esteja equipado com um sistema eficiente de armazenamento de bateria.
Quando ocorre uma queda de energia elétrica, o inversor solar desliga automaticamente para evitar enviar energia para a rede, que pode estar sendo reparada pelos técnicos da empresa de energia elétrica.
Como resultado, um sistema solar conectado à rede elétrica não pode fornecer energia durante uma queda de energia elétrica exclusivamente.
Entretanto, com as baterias de armazenamento instaladas corretamente, a energia solar continua funcionando mesmo com a queda de energia. Isso devido ao mecanismo avançado de armazenamento de energia gerada durante o dia, garantindo fornecimento não apenas todas as noites. Mas em situações pontuais como a de queda de energia elétrica, por exemplo.
Estude a empresa que você irá contratar!
Fora o contratempo em casa durante o home office, nos impactos gerados na rotina e até mesmo na segurança do imóvel (sistema inoperante), as quedas sucessivas de luz podem danificar eletrodomésticos, causando um grande prejuízo para o proprietário.
Com um clima cheio de oscilações, as tempestades e ventos fortes são bastante comuns, pegando a todos de surpresa. Só no período entre 2015 e 2018 a estimativa é que tenham ocorrido cerca de 250 mil quedas de energia em todo o Brasil com até 12 horas sem fornecimento de energia. Os números para 2023 não foram atualizados ainda, mas o cenário apresentado corresponde uma situação não muito favorável: um aumento de 50% na incidência de raios pelo país, aumentando proporcionalmente o número de descargas elétricas, resultando em mais quedas.
Como conclusão, a queda de energia elétrica pode afetar os componentes eletrônicos do sistema solar, como o inversor solar, que converte a energia gerada pelo sistema solar em energia utilizável. Se houver picos de tensão ou outras anomalias na rede elétrica durante a queda de energia, isso pode danificar o inversor ou outros componentes do sistema solar, levando a custos de reparo adicionais. É importante ressaltar uma informação muito importante: o tamanho do sistema de bateria necessário para fornecer energia durante uma queda de energia elétrica, depende diretamente do consumo de energia do imóvel e da duração esperada da queda de energia. Dessa forma, é recomendável que um profissional qualificado avalie e instale o sistema de bateria para garantir sua segurança e desempenho adequado em momentos atípicos como os de queda de energia.
Com uma jornada de sucesso no mercado, a NIAN possui os melhores especialistas do ramo, para fazer com que o seu investimento seja bem-sucedido, sem riscos futuros ou gastos extras com reparos, pelos próximos 25 anos. Acreditamos que uma entrega de qualidade é o primeiro passo para você ter a melhor experiência em energia solar, impactando nas suas expectativas, no seu bolso e na sua qualidade de vida. Na NIAN, a sua energia está garantida todos os dias, em todos os momentos! Para fazer uma simulação gratuita ou falar com um de nossos especialistas CLIQUE AQUI.