Conta de luz fica mais cara no verão: entenda a lógica

Conta de luz fica mais cara no verão: entenda a lógica

Segundo dados da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace) durante o verão, a conta de luz fica mais cara no verão e pode ter um aumento de até 10,41%. Esse impacto, na prática, representa muito no bolso da maioria dos brasileiros. Em comparativa, entretanto, o salário mínimo aumentou apenas 6,97% esse ano (2024). Férias escolares, crianças em casa, aparelhos eletroeletrônicos o dia inteiro ligados, são alguns exemplos de fatores que podem deixar a sua conta de luz mais cara no verão. Entenda a lógica lendo este artigo até o final.

Como funciona a Bandeira Tarifária no verão

A Bandeira tarifária é um sistema que sinaliza os custos reais da geração de energia elétrica. A Bandeira pode ser Verde, Amarela ou Vermelha. Cada uma dessas cores corresponde se o custo será maior ou menor, seguindo as condições vigentes de geração de eletricidade. Contudo, no verão, a expectativa a cada ano é o aumento na conta de luz em decorrência dos efeitos do calor, gerados pelas altas temperaturas.

Tarifa de Energia Elétrica: o que muda no verão

Primeiramente, a tarifa de Energia Elétrica é a quantia que o consumidor paga mediante a prestação de serviços e distribuição. Já a Bandeira Tarifária, resumidamente falando, como citado acima, condiz com os custos de geração de energia. Desse modo, um dos motivos do aumento, é a redução dos níveis dos reservatórios de água nas usinas hidrelétricas, necessitando assim, o acionamento de termelétricas, que ficam mais caras.

Fatores que aumentam a sua conta de luz na estação mais quente do ano

Apesar das interferências de praxe, a maneira que você consome energia pode fazer com que sua conta sofra as consequências e chegue lá em cima. Consequentemente, para evitar que a onda de calor eleve o seu consumo, uma boa sugestão se você utiliza muita energia, por exemplo, trabalha em home office, é trocar o ar-condicionado pelo ventilador.

Segundo o professor de Engenharia Mecânica, Marcos Feghali, a economia gerada por essa mudança inteligente, pode reduzir até 80%. O especialista ainda reforça que se você não vive sem o ar-condicionado, escolher uma temperatura que não seja tão baixa pode ser um meio de economizar, já que o aparelho tende a trabalhar menos (acima de 21 graus).

Outra questão é a lâmpada que você usa. A troca por uma lâmpada incandescente de 60W por uma Lâmpada LED 10W na sua conta pode gerar uma redução de até 80%. Evite usar Benjamin. Embora sejam bastante úteis, eles costumam sobrecarregar o seu circuito, ultrapassando a energia elétrica necessária para que os seus eletrodomésticos funcionem. O simples ato de tirar os aparelhos da tomada você já verá total diferença. Quando você não tira, eles continuam gastando energia.

Energia Solar: a solução para pagar menos nesse verão e em todos os outros

Em conclusão, a lógica para pagar menos é: aproveitar a Energia Solar! Diferente dos pontos negativos da geração da energia elétrica tradicional, o Sol no Sistema Fotovoltaico se mantém inesgotável. No verão, a estação possui dias mais longos, ou seja, com mais horas de luz solar. Com isso, os créditos em energia se acumulam e podem ser utilizados em qualquer estação do ano. A validade é de 60 meses. Assim é possível compensar o consumo em épocas onde a produção é menor ou que o uso é maior. Pronto(a) para economizar nesse verão e em todos os outros? A NIAN tem a solução para você! Projeto personalizado, o melhor preço do mercado, financiamento facilitado e 4 meses para começar a pagar!!! Entre em contato com a nossa equipe e comece a reduzir a sua conta em até 95% todos os meses. Clique aqui!

Compartilhar

Mais Posts

Entre em Contato